idioma PT EN

Griot é um termo de origem Africana que designa um contador de histórias, um guardião da cultura que, através da oralidade, perpetua seu conhecimento e imprime nele a sua visão de mundo. São nesses momentos que também acontece um movimento na própria cultura através do olhar de quem fala. No nosso caso, de quem filma.

Fundada em 2012 com o objetivo de trabalhar na criação, produção e pós-produção de conteúdo audiovisual, a Griot Filmes lançou nesse mesmo ano o documentário “Hereros Angola” e no ano seguinte, 2013, “Aprender a Ler pra Ensinar Meus Camaradas” filmado em Angola e Brasil. Ambos os filmes de longa-metragem, que foram produzidos em parceria com a Maianga Filmes, fizeram uma extensa carreira em festivais nacionais e internacionais e agora seguem caminhos comerciais.

Em 2014 a Griot assinou o primeiro contrato para a produção de um programa de TV: Conexões. Criado, escrito, produzido e finalizado pela produtora, o programa evidencia as heranças africanas encontradas no Brasil. O programa, que tem duração de 30 minutos por capítulo, foi veiculado em horário nobre na Globo Internacional. Nesse mesmo ano, a produtora foi convidada para produzir os filmes de internet para a candidatura do Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, Jean Wyllys.

A Griot nasceu a partir de uma visão do cinema e do audiovisual como processos criativos, coletivos e colaborativos, e por cultivar os bons encontros se fortaleceu com seus parceiros, viabilizou projetos em coprodução e segue, acreditando na ampliação dessa rede como ideologia empresarial e pessoal.

Alguns trabalhos

Equipe

  • João Guerra - Diretor e Produtor Executivo

    Desde muito cedo se expressando através de uma câmera, João ingressou profissionalmente no audiovisual em 2002, primeiro como produtor e depois como diretor. Dirigiu diversos projetos comerciais e pessoais. Em 2012 fundou a Griot Filmes, onde também é produtor executivo, e em 2013 lançou seu primeiro longa-metragem, o documentário “Aprender a Ler pra Ensinar meus Camaradas”. Atualmente trabalha em novos projetos, para cinema e TV, e dirige filmes publicitários.

  • Fred Belchior - Diretor

    Fred Belchior é diretor e motion designer, participou de projetos de longa e curta-metragem, video-clipes e publicidade no Brasil e em Angola. É sócio e diretor residente da Griot Filmes, em Salvador.

  • Daniela Fernandes - Produtora executiva

    Daniela Fernandes é bacharela em Direito pela Universidade Católica do Salvador e Bacharelanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. É sócia fundadora do Laboratório Audiovisual realizador da plataforma NordesteLAB e integra Conselho Consultivo da Associação de Produtores e Cineasta da Bahia. É cineclubista, participa da União de Cineclubes da Bahia desde 2011. 

  • Diego Ribeiro - Editor de vídeos

    Diego Ribeiro é designer e editor. Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela UNEB (2006). Participou de cursos como Moviola Edição de Vídeo (Mélies / Brasil - 2013); Correção de cor/Color Grading (Inspiratorium Escola de Cinema - 2014); Direção de Fotografia (Academia Internacional de Cinema - 2013). Atualmente é Editor de vídeo na Griot Filmes.

  • Tito Oliveira - Color grading e DIT

    Tito Freire Oliveira é colorista. Trabalhou em projetos de cinema e publicidade em funções vinculadas a finalização. Iniciou seus trabalhos audiovisuais como assistente de câmera e logger e desde 2010 se dedica ao color grading, com formação pela Inspiratorium Escola de Cinema e Artes. Atualmente vem se especializando também no serviço de Digital Imaging Technician tendo trabalhado no longa metragem "Abaixo a Gravidade", de Edgard Navarro (2015).

  • Carla Machado - Administrativo e financeiro

    Carla Machado é Graduanda Ciências Contábeis, possui vivências nas atividades administrativas e financeira em empresa de pequeno e grande porte. Fez cursos profissionalizantes na área contábil, financeiro e setor pessoal.

  • Caio Requião - Comunicação

    Caio Requião é publicitário formado pela UCSal (Universidade Católica do Salvador), turma de 2014.2. Pós-graduando pela UNIFACS em MBA em Gestão de Projetos.